Caricatures and CartoonsCartoonistsIllustrators

morre-no-rj-o-cartunista-lanMorre no RJ o cartunista Lan

Artista estava internado há dois meses com pneumonia no Hospital da Beneficência Portuguesa de Petrópolis

O cartunista Lan morreu nesta quinta-feira (5), aos 95 anos, em decorrência de uma pneumonia e uma  e infecção urinária. A notícia foi confirmada por amigos da família. Segundo informações do jornal O Globo, Lan estava internado havia dois meses no Hospital da Beneficência Portuguesa de Petrópolis, cidade onde vivia há 40 anos e onde será sepultado nesta tarde.

Nascido em Arezzo, na Itália, em 1925, Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortelline Rossi, ou apenas Lan, ficou famoso por retratar os costumes cariocas por meio de charges e desenhos publicados, ao longo de 33 anos, em jornais e revistas como o “Jornal do Brasil” e “O Globo”.

Seu trabalho também abriu caminho para grandes cartunistas brasileiros, como Henfil (1944-1988), Ziraldo e Chico Caruso. Antes de chegar ao Brasil, Lan atuou como jornalista gráfico em países como França, Uruguai e Argentina. Após ser radicano no Brasil, foi convidado, em 1952, a trabalhar  no icônico jornal “Última Hora”, de Samuel Wainer.

Lan deixa a esposa, Olívia Marinho, ex-passista do Salgueiro, com quem era casado há mais de cinco décadas: http://https://diariodorio.com/morre-no-rj-o-cartunista-lan/